segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Biografia de Urie Bronfenbrenner


 
Bronfenbrenner nasceu em 1917, na cidade de Moscou, na Rússia. Aos seis anos de idade mudou-se com a família para os Estados Unidos. O seu pai trabalhava como neuropatologista em uma instituição estadual que cuidava de pessoas com problemas mentais. Cresceu nesta instituição e vivenciou experiências que influenciaram a sua concepção ecológica desenvolvida posteriormente, principalmente quanto aos aspectos biológicos e sociais. Viveu toda sua vida nos Estados Unidos, mas sempre manteve suas raízes russas, marcadas pelo cultivo da cultura e da língua-mãe. Completou seus estudos fundamentais em Haverstraw, no estado de Nova York, e recebeu grau de Bacharel em Psicologia e Música, em 1938, por Cornell. Fez Mestrado na Harvard University e o Doutorado na University of Michigan terminando em 1942. Foi casado com Liese, com quem teve seis filhos. Teve 13 netos, e uma bisneta.
  Na década de 1960, engajou-se em lutas ligadas à questão do desenvolvimento humano, por acreditar que as políticas públicas afetavam o bem-estar e o desenvolvimento dos seres humanos. Trabalhou na elaboração e implementação de projetos governamentais e não-governamentais ligados a essa questão, no sentido de mudar a realidade de crianças e de suas famílias afetadas pelas consequências de políticas públicas mal elaboradas. Entre os movimentos dos quais participou destacamos o Head Start, bastante difundido e aceito nos Estados Unidos.
Recebeu vários prêmios internacionais, como a medalhada Associação Americana de Psicologia (APA), seis títulos de honra, sendo três deles por universidades européias foi reconhecido e aclamado internacionalmente por sua obra “Ecologia do Desenvolvimento humano”.
Sua produção literária é composta por mais de 300 artigos e 13 livros. Os temas de seu interesse são: a pesquisa em psicologia do desenvolvimento, a aplicação da teoria do desenvolvimento no contexto prático e político, os parâmetros da comunicação envolvendo a publicação de pesquisas e a aplicação e difusão da teoria para a comunidade científica e para a sociedade em geral.
Urie Bronfenbrenner  faleceu em sua casa, em Ithaca, New York, no dia 25 de Setembro de 2005, aos 88 anos.

Bibliografia Consultada
SHEEHY, Noel; 50 grandes Psicólogos: suas idéias suas influências:
São Paulo, EDITORA CONTEXTO, 2006



2 comentários: