A teoria de Freud propõe que o
desenvolvimento da pessoa está associada a uma progressão ordenada. Passando
por etapas psicossexuais ou libidinais. A primeira etapa, a etapa oral, vai
desde o nascimento até dois anos, e nela se desenvolvem as atividades
nutricional, lúdica e educativa. A libido se manifesta pela boca é exemplificada pelo prazer dos
bebês durante a amamentação e ao chupar a chupeta, com a função de proporcionar prazer. A segunda etapa, a
anal ocorre entre dois e três anos, e se caracteriza pela luta pela
experimentação e auto–afirmação. A libido se focaliza pelo prazer das crianças ao controlar suas
fezes e urina. A teceira etapa é a etapa fálica que vai dos três anos aos cinco
que se caracteriza pela curiosidade da criança. Ele descobre suas zonas
genitais e das pessoas que a rodeiam. Ela percebe a diferença entre os sexos. A
libido se estende por todo o corpo a criança sente prazer em manipular
os órgãos genitais e exibi-los. O primeiro investimento objetal da
libido, segundo Freud, ocorreria no progenitor do sexo oposto, esta fase
caracterizada pelo investimento libidinal em um dos progenitores se chama “
Complexo de Édipo”. A criança percebe então que entre ela e a mãe (no caso de
um menino) existe o pai, impedindo a comunhão por ele desejada. A criança passa
então a amar a mãe e a experimentar um sentimento antagônico de amor e ódio com
relação ao pai. Ela percebe então que tanto o amor vivido com a mãe como o ódio
vivido com o pai são proibidos e o complexo de Édipo é então finalizado com o
surgimento do superego, com a desistência da criança com relação à mãe e com a
identificação do menino com o pai.
Aplicações
na educação
Os estudos
de Freud provocaram impacto em várias áreas, inclusive na Educação. Suas
pesquisas que começaram pela observação da histeria em mulheres, aos poucos
foram se deslocando para a psicologia infantil. As maiores contribuições de
Freud nessa área estão no conhecimento do desenvolvimento sexual da criança.
Freud detectou uma ampla gama de impulsos operando dentro e fora da libido do indivíduo desde o nascimento. A superação do Complexo de Édipo resultaria, entre outras coisas, no redirecionamento da libido e na internalização da autoridade paterna etapa fundamental da formação do superego. Freud começou então a afirmar a existência da sexualidade infantil e a necessidade de conhecê-la.
Freud detectou uma ampla gama de impulsos operando dentro e fora da libido do indivíduo desde o nascimento. A superação do Complexo de Édipo resultaria, entre outras coisas, no redirecionamento da libido e na internalização da autoridade paterna etapa fundamental da formação do superego. Freud começou então a afirmar a existência da sexualidade infantil e a necessidade de conhecê-la.
Bibliografia Consultada
PALMER,
Joy A.; 50 Grandes Educadores Modernos:
de Piaget a Paulo Freire:
São
Paulo, EDITORA CONTEXTO, 2006
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