segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Estágio da Teoria de Freud



A teoria de Freud propõe que o desenvolvimento da pessoa está associada a uma progressão ordenada. Passando por etapas psicossexuais ou libidinais. A primeira etapa, a etapa oral, vai desde o nascimento até dois anos, e nela se desenvolvem as atividades nutricional, lúdica e educativa. A libido se manifesta  pela boca é exemplificada pelo prazer dos bebês durante a amamentação e ao chupar a chupeta, com a função  de proporcionar prazer. A segunda etapa, a anal ocorre entre dois e três anos, e se caracteriza pela luta pela experimentação e auto–afirmação. A libido se focaliza  pelo prazer das crianças ao controlar suas fezes e urina. A teceira etapa é a etapa fálica que vai dos três anos aos cinco que se caracteriza pela curiosidade da criança. Ele descobre suas zonas genitais e das pessoas que a rodeiam. Ela percebe a diferença entre os sexos. A libido se estende por todo o corpo a criança sente prazer em  manipular  os órgãos genitais e exibi-los. O primeiro investimento objetal da libido, segundo Freud, ocorreria no progenitor do sexo oposto, esta fase caracterizada pelo investimento libidinal em um dos progenitores se chama “ Complexo de Édipo”. A criança percebe então que entre ela e a mãe (no caso de um menino) existe o pai, impedindo a comunhão por ele desejada. A criança passa então a amar a mãe e a experimentar um sentimento antagônico de amor e ódio com relação ao pai. Ela percebe então que tanto o amor vivido com a mãe como o ódio vivido com o pai são proibidos e o complexo de Édipo é então finalizado com o surgimento do superego, com a desistência da criança com relação à mãe e com a identificação do menino com o pai.

Aplicações na educação

Os estudos de Freud provocaram impacto em várias áreas, inclusive na Educação. Suas pesquisas que começaram pela observação da histeria em mulheres, aos poucos foram se deslocando para a psicologia infantil. As maiores contribuições de Freud nessa área estão no conhecimento do desenvolvimento sexual da criança.
            Freud detectou uma ampla gama de impulsos operando dentro e fora da libido  do indivíduo desde o nascimento.  A superação do Complexo de Édipo resultaria, entre outras coisas, no redirecionamento da libido e na internalização da autoridade paterna etapa fundamental da formação do superego. Freud começou então a afirmar a existência da sexualidade infantil e a necessidade de conhecê-la.

Bibliografia Consultada
PALMER, Joy A.; 50 Grandes Educadores Modernos: de Piaget a Paulo Freire:
São Paulo, EDITORA CONTEXTO, 2006

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